O que é Marketing Digital?

O marketing digital se tornou uma das palavras-chave mais populares nos últimos dois anos. Todo mundo está falando sobre marketing digital e os profissionais elogiam que é o caminho para fazer crescer um negócio online.

As universidades anunciam seus novos cursos de marketing digital e, em geral, há uma demanda crescente dos usuários para aprender marketing digital e usá-lo para melhorar sua presença on-line.
Neste guia, examinaremos o que é marketing digital, quais são os vários canais de marketing digital, qual é uma estratégia de marketing digital e esclarecermos alguns conceitos errados sobre marketing digital e seu papel no mundo da Internet.

O que é marketing digital?
Marketing digital é um termo amplo que engloba todos os canais e métodos de marketing que você pode usar para promover produtos ou serviços na Internet, mas também em dispositivos eletrônicos, como TVs, telefones celulares e outdoors eletrônicos.
A principal diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional é que as campanhas de marketing digital são executadas exclusivamente por canais digitais e isso dá aos profissionais de marketing mais controle, ferramentas e dados para analisar a eficácia de uma campanha.

Canais de marketing digital
O marketing digital possui vários canais e estes podem ser separados em canais de marketing online e canais de marketing offline.
A principal diferença entre os dois é que os canais de marketing on-line são baseados apenas na Internet, enquanto os canais de marketing off-line têm a ver com dispositivos digitais que não estão necessariamente conectados à Internet.

Canais de marketing on-line

Marketing de sites
Motor de Otimização de Busca
Publicidade Pay-Per-Click
Marketing de conteúdo
Marketing de email
Marketing de mídia social
Marketing afiliado
Marketing de entrada
Mobile Marketing
Marketing de vídeo

Marketing de sites
Um site é o ponto focal de todas as campanhas de marketing digital. Por si só, é um canal muito poderoso, mas também é o meio para executar a maioria das outras campanhas de marketing online.
Seu site deve representar sua marca, produto e serviços da melhor maneira possível. Deve ser rápido, compatível com dispositivos móveis e fácil de usar.
Depois de ter um site, seu próximo passo é criar uma estratégia de marketing digital e promover seu site e conteúdo com o objetivo de obter mais tráfego e clientes.

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)
A otimização de mecanismo de busca é o processo de otimizar seu site para os mecanismos de busca. O principal objetivo do SEO é ajudar um site a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa e obter tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa.

SEO tem vários subprocessos. Os principais são:

SEO técnico
SEO na página
SEO fora da página

Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem tudo a ver com o conteúdo. O mundo digital é uma enorme coleção de conteúdo em diferentes formas, como texto, imagens, áudio e vídeo.

O objetivo de uma campanha de marketing de conteúdo é alcançar clientes em potencial através do uso de conteúdo.
O conteúdo é geralmente publicado em um site e, em seguida, promovido através de mídias sociais, email marketing, SEO ou até campanhas de PPC.
A diferença entre ter um blog e executar uma campanha de marketing de conteúdo é que a última possui objetivos específicos sobre qual conteúdo publicar, quando publicá-lo, quem segmentar e como monitorar a eficácia de suas campanhas de conteúdo.

As principais ferramentas de marketing de conteúdo são:

Blogs
eBooks
Cursos online
Infográficos
Podcasts
Webinars
Marketing de email

OBS: Apesar do aumento do uso de redes de mídia social, o email marketing ainda é um dos canais de marketing digital mais eficazes.

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