Como a inovação tem crescido nos últimos anos.

Na maioria dos casos quando os empresários são questionados sobre a pergunta se a sua empresa é inovadora, a resposta quase sempre é sim. Mas para que essa resposta seja a correta precisamos avaliar alguns tópicos para a resposta dessa pergunta. Hoje em dia existem plataformas que estão inovando na internet, uma delas é o Administrador Net, mas para início de conversa vamos deixar bem claro o que é inovação, para a partir daí passarmos para outro ponto.

O que é inovação?

Inovar é criar algo novo ou otimizado, que tenha possibilidade de trazer lucros para a empresa, a partir daí fazendo uma exploração maior nesse caso vamos entender mais se a sua empresa é inovadora.

inovação nas empresas

A inovação começa de simples ideias ou atitudes de algum colaborador, que consegue alguma maneira de obter lucro através dessa inovação, explorando as seguintes atividades:

  • A criação de algo “novo” como um bem, serviço ou processo que ainda não existe;
    A melhoria significativa de um bem, serviço ou processo;
    A adoção de uma ideia que já existe em outro lugar ou aplicação;

É importante entendermos que só existe a inovação, quando de uma maneira ou outra conseguimos gerar lucros para a empresa. Muitas vezes vemos empresas com o mesmo produto que o nosso se saindo melhor no mercado e não conseguimos entender por que isso acontece. Também existe a possibilidade de contratar empresas que prestam uma assessoria para ideias de inovação na sua empresa.

Os empresários investem cada vez mais para melhorarem seus produtos e empresas para ficarem melhor do que seus concorrentes e consequentemente venderem mais. Vale a pena pensar na briga eterna da coca- cola com a Pepsi, não mudam seus produtos a vários anos não mudam seu sabor, como essas empresas conseguem sempre estarem no mercado., com a inovação em seu marketing é a principal resposta, não precisa ser necessariamente no produto, e sim em uma maneira de sempre se manter no topo.

O que são os níveis de inovação?

A adoção de um novo método de trabalho, tendo em vista a compra de uma nova máquina, e o treinamento dos funcionários para essa nova máquina, podemos dizer que a empresa está sendo inovadora?

Nunca se esqueça, inovação na sua empresa, é quando a empresa obtém algum lucro. Quando utilizamos como referência apenas as empresas do nosso país ou países de atuação, estaremos no nível nacional e, por fim, se queremos saber se esta nova prática ou bem é inovador para a nossa empresa estaremos no nível intra organizacional. Procure saber mais sobre o evento de inovação FGV, dicas e oportunidades únicas acontecem nesses eventos.

inovação nas empresas

A inovação é algo em que seus concorrentes não utilizam sejam eles a nível nacional, ou a nível mundial. No máximo estaremos nos igualando aos concorrentes globais.

Agora se nenhuma empresa de nível nacional, está utilizando esse método novo da empresa, com certeza estaremos inovando em nossa empresa, desde que tenhamos ganhos econômicos com este novo equipamento.

Como planejar a inovação

Para se inovar é necessário fazer um investimento, e para que tudo ocorra bem, é necessário fazer um planejamento desse investimento, assim o dinheiro que vai ser investido não afetará nas contas da empresa, e proporciona a tão desejada inovação para sua empresa.

A inovação é um padrão de toda a empresa, se a empresa não inova ela padece em referência aos seus concorrentes que inovam, feito isso, nunca deixe de inovar na sua empresa, sempre analisando todos os critérios disponíveis para ocorrer um bom planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *